-
Arquitetos: Leo Shehtman Arquitetura e Design
- Área: 275 ft²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alain Brugier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O arquiteto e designer Léo Shehtman, presente pela 28º vez na mostra, priorizou a utilização de uma geometria clara e sofisticada no ambiente Casa P&B, durante a CASACOR 2015, mostra que aconteceu no Jockey Clube de São Paulo. Com 225m², o ambiente apresentado é uma casa moderna, inspirada na frase do grande arquiteto Mies Van der Rohe “Less is More” (“Menos é mais”), conhecido por usar “o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores e a aparência exterior de suas obras”.
Logo no hall de entrada, o visitante encontra a impactante caixa de mármore Calacata, interligando o espaço com o living e a cozinha em uma única composição. A escolha enfatiza o objetivo do arquiteto em destacar o racionalismo, as formas geométricas claras, a monocromia e os materiais sofisticados.
Criando ambientes fluidos por meio de grandes vãos e de nichos vazados em aço preto, o arquiteto busca integrar os espaços e iluminar todos com o auxílio da luz natural, como o rasgo vertical na fachada que clareia o living monocromático por meio de um facho de luz e a iluminação e ventilação natural do cobogó. As poucas cores utilizadas deixam o destaque para os materiais. A madeira usada nos painéis foi escolhida para contrastar e aquecer o ambiente.
O mármore Calacata também é um dos elementos principais. Com tons compostos por branco e cinza, ele se encaixa perfeitamente na ideia principal do projeto. A cozinha, por exemplo, se destaca pela composição de ambos os materiais unidos pela sofisticação e sobriedade dos eletrodomésticos LG e móveis Florense.
Para dar um toque natural, foram utilizadas peças de cerâmica brasileira, que compõe a produção do espaço. Presente no mesmo conceito, o cimento queimado do piso e da parede também ajudam a harmonizar os ambientes, conjugando todos os espaços. A parte interna se comunica à externa por meio de três grandes portas pivotantes construídas em aço e vidro, levando-nos a um ambiente externo calmo e de descanso.
Para esse espaço, um espelho d'água com carpas nishikigoi, projetado com um ecossistema inteligente com filtragem biológica autolimpante para que não haja desperdício de água. Uma grande árvore e bancos em réguas de concreto e aço também foram usados como elementos de harmonização, tal como o ritmo calmo do ambiente, sonorizado pela música brasileira.